login
webmail

Características

O açúcar obtido nas centrífugas apresenta alto teor de umidade, podendo variar de 0,5% a 1%, assim como temperatura elevada entre 55°C a 65°C.

Para que o açúcar seja armazenado sem que haja problemas de empedramento e contaminação por microorganismos é necessário que se faça o uso de um Secador Esfriador.

Para esta fase do processo a Mausa dispõe da sua nova linha de Secadores Esfriadores  Série SRC, do tipo secador rotativo aletado, desenvolvido para proporcionar maior eficiência de troca térmica,bem como a conservação da forma e das arestas dos cristais, reduzindo assim a formação de pó e conservando o brilho natural do açúcar.

A fase de secagem é realizada mediante ar quente em fluxo contra corrente, por insuflação forçada através de um tubo central solidário ao tambor, o qual se junta com o ar aquecido proveniente da zona de resfriamento minimizando a exigência térmica e reduzindo o volume da ar total utilizado na operação.

A fase de resfriamento ocorre também através de fluxo contra corrente, mediante a entrada do ar frio na extremidade oposta à entrada de açúcar do equipamento, de modo a evitar o rompimento de cristais pelo choque térmico que pode debilitar a estrutura dos mesmos.

Ao deixar a zona de resfriamento o açúcar terá sua temperatura variando de 30°C a 40°C, porém, nunca inferior a cerca de 10ºC acima da temperatura ambiente.

Para atender a umidade residual desejada, cerca de 0,035%, o ar ambiente enviado para secagem e resfriamento, deverá conter umidade relativa dentro de um valor aproximado de 70 a 80%, para uma temperatura variando entre 25 a 28 ºC, por esta razão, em climas excessivamente quentes e úmidos recomenda-se reduzir a umidade do ar antes de sua utilização.

Finalmente, a recuperação do pó é feita através de um lavador de gases.

O Secador Esfriador Rotativo Série SRC pode ser fornecido em chapas de aço carbono ou inox.

Seu corpo cilíndrico é dividido em três partes distintas, sendo elas: 

a) Zona Secadora e Zona Esfriadora, cada uma delas provida internamente de palhetas com perfis especiais e inclinação adequada, instaladas de maneira a assegurar aspersão uniforme do açúcar, bem como sua movimentação em direção a boca de descarga.

b) Peneira, rigidamente ligada à extremidade, a qual promove separação dos caroços. A sustentação do tambor se faz através de anéis de rodagem fixos ao tambor e rolos com mancais de rolamentos fixados na base do equipamento.

O acionamento do tambor é feito por um * Sistema de Acionamento Direto (4WD), composto por (04) quatro motoredutores planetários acoplados diretamente ao eixo dos rolos de apoio, o qual proporciona o movimento de rotação do equipamento através do atrito entre rolos e anéis de rodagem.

Esta concepção de acionamento proporciona:

Eliminação total da grande quantidade de graxa usada na lubrificação da corrente, que age como um contaminante na fabrica de açúcar.

Eliminação das manutenções periódicas na corrente.

Eliminação total da base civil do acionamento, reduzindo assim o custo de instalação do equipamento uma vez que os motoredutores ficam em balanço acoplados diretamente ao eixo dos roletes.

Redução de ruído e vibração provocados pelo engrenamento constante entre coroa/pinhão ou pinhão/corrente - corrente/coroa.

Redução de esforços radiais provocados pela corrente, o que diminui a carga nas pistas de rolamento.



Barra de ferramentas
Navegue pelos itens abaixo para
conhecer mais sobre o produto
Download Ficha Técnica
Fale com um especialista
Imprimir

Esse tipo de acionamento permite ainda que o Secador permaneça em operação por um determinado período apenas com três ou até dois acionamentos, sem a necessidade de parada total do equipamento,  caso haja eventual problema com algum dos acionamentos independentes.

Quanto à entrada e saída do ar, o equipamento é provido de um ventilador que realiza a insuflação do ar de secagem e, de um exaustor que aspira tanto o ar de secagem quanto o de resfriamento, fazendo a sucção no bocal superior da caixa de entrada de açúcar.

A separação do pó pode ser realizada através de coluna lavadora de gases, a qual capta o ar do exaustor que pode estar carregado de finos, e aplica um fluxo de água em contra corrente ao sentido de exaustão do ar.

Esta água é re-circulada no interior da coluna com o auxilio de uma bomba, até que a mesma atinja um determinado Brix (aproximadamente 20° Brix). Posteriormente, esta solução é drenada pela parte inferior da coluna e enviada novamente ao processo.

Funcionamento

O açúcar úmido é introduzido no condutor de entrada da caixa de entrada de açúcar do equipamento. Devido ao movimento rotativo do tambor e a inclinação das aletas, os cristais de açúcar são conduzidos até a câmara de descarga passando pelas zonas de secagem, de esfriamento e de peneiramento. O sistema de múltiplas aletas permite grau de aquecimento e esfriamento adequado, bem como perfeita distribuição em toda seção do tambor rotativo, obtendo-se assim, excelente uniformidade na transferência de calor à totalidade dos cristais.

Os cristais secos e frios são expelidos do secador pela caixa de saída de açúcar, assim como os caroços, em fluxos distintos.

Para o processo de secagem se utiliza o ar ambiente, o qual é aquecido a temperatura apropriada ao passar pelo aquecedor a vapor instalado na unidade de aquecimento. Este aquecedor é precedido de um ventilador responsável por injetar o ar quente no equipamento.

Para o esfriamento, poderá ser utilizado tanto ar ambiente como ar proveniente de esfriadores, tendo seu fluxo ajustável por venezianas.

Tanto para o ar enviado ao processo de secagem como o de resfriamento é indicado a instalação de filtros para manter a qualidade do ar.

O ar de secagem e de esfriamento é removido por um exaustor ligado ao bocal superior da caixa de entrada de açúcar, dirigindo-o ao conjunto de separação e lavagem.

O ar é liberado para atmosfera sendo anteriormente lavado para que pequenos cristais e pó de açúcar que foram arrastados sejam dissolvidos e voltem para o processo.

SÉRIES TIPOS VAZÃO VÁCUO MOTOR PESO 1 PESO COMPLETO
MA 5,5 MA 5,5/1 335 198 14" Hg 15 Cv 85 Kg 110 kg
MA 5,5 MA 5,5/1 335 198 14" Hg 15 Cv 85 Kg 110 kg
MA 5,5 MA 5,5/1 335 198 14" Hg 15 Cv 85 Kg 110 kg

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Centrífuga automática

Linha completa de
centrífugas Mausa

Orem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum id odio interdum, tristique tellus eget, laoreet tellus.